DC Arquitetura




18jan/120

Espaço da família

Espaço da família

.

O Programa Espaço da Família no Brasil foi concebido com o objetivo de oferecer  conforto e acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento ambulatorial contra o câncer e também as famílias que acompanham seus filhos em tratamento em unidades médicas, inclusive em internações. O Espaço da Família oferece condições mais humanizadas durante a estada no hospital, num ambiente que inclusive permite o contato com outros familiares em mesmas condições, colaborando com a continuidade do tratamento.

No Brasil, o Programa Espaço da Família é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que é responsável pelo modelo de gestão, planejamento de expansões e articulação com stakeholders, além da supervisão financeira e de desempenho de cada unidade. Os Hospitais nos quais ficam sediados os Espaços da Família são responsáveis por administrar operacionalmente e financeiramente a unidade.

O Primeiro Espaço da Família do Brasil

A primeira unidade, inaugurada em 2011, está dentro do Hospital GPACI - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, na cidade de Sorocaba, São Paulo. O Espaço da Família acolherá prioritariamente as famílias e pequenos pacientes em atendimento ambulatorial e oferecerá atividades lúdicas de acordo com faixa etária, computadores com internet , sala com TVs para os acompanhantes, entre outros ambientes.

A escolha da cidade se deu pela identificação de que as famílias atendidas no local vivem a cerca de uma hora e meia de distância do hospital, mas devido aos procedimentos médicos como consultas e sessões de quimioterapia, a espera dentro do hospital dura de seis a oito horas e, desta forma, se fez necessária a construção de um espaço confortável para tornar a espera menos desgastante.

Fotos do Espaço da Família de Sorocaba

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Follow Me

Sem trackbacks