Design de Interiores

banheiro de luxo com acabamentos finos

PARA QUE SERVE O DESIGN DE INTERIORES?

O design de interiores trata de como vivenciamos os espaços. É uma parte poderosa e essencial de nossa vida diária e afeta a maneira como vivemos, trabalhamos, nos divertimos e até mesmo nos curamos. Casas confortáveis, locais de trabalho funcionais, belos espaços públicos. É uma profissão multifacetada em que soluções criativas e técnicas são aplicadas dentro de uma estrutura para alcançar um ambiente interno construído. Essas soluções são funcionais, aumentam a qualidade de vida e a cultura dos ocupantes e são esteticamente atraentes.

apartamento alto padrão - sala- mura alphaville
sala de jantar e living integrados com área de churrasqueira em apartamento alto padrão -  Myra alphaville
painel ripado em madeira e formica branca - apartamento 50m²
apartamento de 50m² com mármore e madeira de acabamento

QUAIS SÃOS OS PRINCIPAIS CONCEITOS DE DESIGN  DE INTERIORES A SEREM APLICADOS?

  • A repetição

Repetir elementos no design de interiores como cor, forma ou textura pode ajudar a unificar um espaço e criar uma experiência visual consistente. Tapetes incompatíveis, esquemas de cores diferentes ou janelas criam confusão em um espaço quando não são compatíveis com o estilo escolhido pelo cliente.

cozinha planejada com acabamentos em madeira e porcelanato.
WhatsApp Image 2021-06-07 at 12.41.20 (1).jpeg
corredor íntimo de casa alto padrão com iluminação zenital -  projeto residencial
Projeto residencial - banheiro com mármore piguês e móveis espelhados
  • A escala

A escala se refere à relação entre dois ou mais objetos. Ela é fundamental na arquitetura e no design de interiores, pois essas disciplinas trabalham com várias medidas padronizadas, como alturas de bancadas, larguras de corredores e tamanhos de cadeiras. Compensar esses elementos de tamanho padrão com outros elementos em tamanhos e alturas diferentes pode criar um interesse visual realmente divertido em um espaço. Ao aplicar este princípio ao design de interiores do dia-a-dia, podemos brincar com o tamanho e a escala das obras de arte, plantas e espaços negativos. Essas áreas oferecem uma maneira bastante simples de dar aos olhos algo interessante para focar.

.

closet com portas em vidro reflecta bronze e iluminação interna - projeto residencial -residência alto padrão
banheiro de apartamento em mármore travertino com nicho espelhado e móveis em laca branca
casa em steel frame, acabamentos internos em madeira natural, laca e piso de concreto queimado
casa do lago em steel frame - projeto de arquitetura
  • A proporção

A proporção geralmente anda de mãos dadas com a escala, mas é sutilmente diferente. Onde a escala descreve a comparação de objetos uns com os outros, a proporção tem mais a ver com a forma como os móveis e os objetos se parecem em um espaço, bem como em relação uns aos outros. Obter a proporção certa no design de interiores é complicado e muitas vezes atribuído a alguém que tem um "olho para o design" que resulta em uma sensação de conforto e harmonia. 

.

apartamento de 50m² - acabamentos em madeira, mármore e adega com portas espelhadass
Suíte master com camarim e closet espelhado - projeto residencial -
apartamento de 115m² com pedra  verde ubatuba no painel da tv
apartamento com papel de parede em tons neutros, piso em porcelanato carrara
  • A harmonia

Este princípio é usado para colocar uma pessoa à vontade em seu ambiente e criar unidade, eliminando assim qualquer sentimento de inquietação. A harmonia, em certo sentido, fornece o 'ponto final' para qualquer design de interiores - quando a harmonia está em vigor, o espaço deve parecer completo porque todas as suas partes se relacionam e se complementam. Essa sensação é o resultado de equilíbrio, escala, proporção e repetição, todos sendo usados ​​nas quantidades certas. Harmonia é a medida pela qual julgamos se um espaço funciona ou não.

escada caracol revestida de madeira em residência alto padrão
suíte master  - closet com vidro reflecta - projeto apartamento
apartamento 75m² - estilo rustico e industrial - projeto de apartamento
Projeto de residência alto padrão - grandes vãos a ambientes integrados em toda extensão
  • O equilíbrio

A definição de equilíbrio é a distribuição uniforme dos elementos existentes no ambiente. Um design de interiores equilibrado faz exatamente isso; cria igualdade e simetria que os olhos amam. Mas, como acontece com a maioria desses princípios, se aplicado com muita rigidez, pode se tornar enfadonho. Melhorar o seu equilíbrio com outros aspectos pode ser o caminho do design para torná-lo um pouco menos formal.

.

Quarto infantil de menina com mobiliário desenhado de forma lúdica - casa em madeira com iluminação em led  e papel de parede.- projeto de apartamento
suíte máster em concreto e madeira
cozinha em residência em frente a represa - projeto residencial
cozinha e jantar integrados - mesa em aço cortem em balanço - projeto residência alto padrão
  • O constraste

Usando  combinações certas de materiais e cores podemos trazer resultados inimagináveis pelos clientes. E este uso de contrastes pode ser aplicado tanto para cores de paredes, tecidos, decoração e materiais de acabamento. Quanto mais bem pensado o projeto dentro deste conceito maior é o impacto positivo no local.

Cozinha no estio rústico, piso em concreto queimado, paredes em formica de madeira e parede da área de cocção com pedras naturais - projeto residencial em steel frame